Dicas de Cursos Estudos

4 fatos sobre o enem que você deveria saber

Written by joao.gobira

Que o ENEM é uma prova difícil, todo mundo sabe.

Mas, apesar do que muita gente acha, para tirar uma boa nota (além de estudar bastante), é preciso conhecer a prova. E mais, as competências que ele exige de você.

Não tenha a prova como sua inimiga, mas sim como sua amiga; afinal, conhecendo-a, fica muito mais fácil tirar aquele sonhado notão.

estudando para o enem

Conheça agora 4 fatos que você deve ser sobre o ENEM para fazer uma boa prova e, quem sabe, conseguir a tão sonhada bolsa de estudos.

  1. Chutar ou não chutar?

Se você não tem a mínima ideia da resposta daquela pergunta, vale a pena o chute.

Depois que o ENEM passou a usar a Teoria de Resposta ao Item (TRI), espalharam um mito de que chutar poderia ser prejudicial para a nota.

Claro que, na época, as pessoas não entendiam muito bem sobre o que era essa tal método de avaliação e acabaram criando toda essa confusão que se arrasta até hoje.

É preciso ficar claro que a TRI avalia a coerência pedagógica das respostas.

Ou seja, a avaliação funciona da seguinte forma: se uma pessoa acertar uma questão difícil, é mais provável que ela acerte também as questões de nível fácil e médio.

Mas, se ela acertar uma questão difícil e errar muitas fáceis, pode acabar sendo penalizada pelo sistema, pois as chances de acontecer são muito baixas.

  1. Para que serve a prova de redação?

A prova de redação é uma das mais importantes no ENEM, pois é ela que as universidades usam para fazer a seleção dos candidatos nos processos seletivos do Sisu, ProUni e Fies.

É na redação que o estudante precisa mostrar o máximo de suas habilidades de escrita; seguindo, claro, as exigências pedidas pelo ENEM.

Lembrando que a redação é a única prova que o estudante tem certeza de que pode chegar a nota 1000; o que a torna tão especial para os candidatos que pretendem se candidatar para os cursos de Medicina e Direito.

A nota da redação pode variar de 0 a 1000, por isso é preciso se dedicar!

Se construir um texto coerente e seguir as competências exigidas pelo Inep, é possível tirar uma nota acima de 800 ou 900, o que fará uma grande diferença na média final.

  1. É possível zerar a prova do ENEM?

Sim, é possível! Em duas situações: caso o cartão de respostas de alguma área de conhecimento seja entregue totalmente em branco e na prova de redação (como falamos anteriormente).

  1. Preciso decorar fórmulas?

Sim e não.

Nos últimos anos as provas do ENEM têm ficado cada vez mais conteudistas, ou seja, não cobram mais apenas pela interpretação, mas sim pelo conhecimento adquirido durante todo o ensino médio.

Portanto, não basta só decorar, mas sim dominar do assunto em questão.

Agora que você já sabe alguns fato sobre o ENEM, é só estudar bastante e torcer para conseguir uma boa nota. Dedique-se e bons estudos!

About the author

joao.gobira

Leave a Comment