Dicas de Cursos Estudos

Quais as matérias mais difíceis do Enem?

estudando para o enem pesado e prouni
Written by joao.gobira

Se você vai prestar o ENEM no fim do ano, já deve estar se preocupando com as muitas matérias que caem no Exame Nacional do Ensino Médio.

Para tirar boas notas e conseguir a tão desejada bolsa de estudos, é preciso muita dedicação aos estudos.

Mas é bom lembrar de estar tranquilo e calmo na hora da prova, pois o nervoso excessivo em relação ao exame pode acabar atrapalhando (e muito!) o seu desempenho final.

Muitos procuram saber as matérias que cairão na prova, mas a verdade é que não dá pra prever isso, mas podemos te ajudar dando algumas dicas sobre como se dar bem nessa hora.

Neste texto falaremos sobre as matérias que os candidatos mais sofrem dificuldades: matemática, química física e claro, redação (o pesadelo de muita gente)!

estudando para o enem=

Vamos falar sobre elas?

Matemática

A prova de matemática do ENEM possui questões com os mais diversos níveis de dificuldade, mas o principal problema é quanto a quantidade de questões que precisam ser resolvidas em pouco tempo.

Ao todo, a prova de matemática conta com 45 questões.

A prova requer, além do raciocínio lógico para interpretar as questões, uma boa interpretação de infográficos e tabelas (elementos muito frequentes na prova).

Por isso, além de treinar suas habilidades com a matéria, é preciso exercitar o seu cérebro e ensiná-lo a fazer uma boa interpretação das questões.

Alguns dos temas que podem ser cobrados são: funções, progressão, estatística, porcentagem, equação de 1º e 2º grau, além de trigonometria.

Química

Para gabaritar a prova de química do ENEM é importante que a preparação para a mesma tenha sido da mesma forma para os outros vestibulares; isso porque as questões de química estão cada vez mais parecidas com as que são dadas em vestibulares tradicionais.

Alguns dos temas mais presentes na prova de química do ENEM são: estequiometria, termoquímica, isomeria e reações e funções orgânicas.

E falando em orgânica, assuntos como: éter, cetona, álcool, fenol e aldeído caem bastante na prova.

Procure estudar também sobre chuva ácida e efeito estufa, pois questões de acidez, alcalinidade ou neutralidade de soluções aquosas devem caem dentro desse assunto.

Física

Assim como matemática, a prova de física coloca medo em muitos candidatos. Assuntos de mecânica e elétrica geralmente são os mais cobrados em questões de energia térmica, circuitos elétricos e transformação de energia.

Assuntos como ondas e óptica também costumam aparecer bastante em questões que tratam de energia térmica e propagação de ondas. Além da matéria de termofísica, que é bastante requisitada.

Redação

Por fim, mas não menos importante, a temida redação! A redação é uma das partes da prova do ENEM que mais assusta os vestibulandos.

Pois, além de cobrar assuntos da atualidade, exige que o candidato saiba como articular seus conhecimentos. E por isso o hábito de leitura é tão importante.

Afinal, tenho contato com a escrita de uma forma clara, fica muito mais fácil entender e construir uma boa defesa sobre o seu assunto.

Agora que você já sabe mais sobre as principais matérias do ENEM, e suas respectivas dicas para se dar bem, é só elencar suas prioridades! Bons estudos 😉

About the author

joao.gobira

Leave a Comment